Esporte como resultado de objetivos e autossuperação

Esporte como resultado de objetivos e autossuperação

Larissa Luna

Larissa Luna

Não é totalmente equivocada a afirmação de que o esporte é um dos fenômenos mais expressivos da atualidade. Sem dúvida, o esporte faz parte hoje, de uma ou de outra forma, da vida da maioria das pessoas em todo o mundo. Uma das qualidades do esporte se reflete no termo “superação”, onde pode ser vista em diversas áreas do cotidiano do ser social, que pode ser vista na superação da pratica esportiva, do trabalho, dos recordes pessoais, entre outros.

E a superação vem daqueles limites que a gente, inconscientemente, impõe. Será mesmo que eu vou conseguir? Se você não se comprometer em arriscar, sinto muito em te dizer, você não vai conseguir. 

  Logo, pode-se perceber que esses envolvidos precisam apenas de mais um incentivo, mais uma palavra de apoio, para que possa se concretizar o poder de reação de um indivíduo, que momentaneamente estava perdido e de repente supera-se, e com isso supera suas dificuldades sejam elas físicas ou mentais, quer seja dentro do esporte em busca da vitória, ou no seu cotidiano em situações problemáticas.

Transpor obstáculos é um desafio físico e psicológico constante para o atleta na busca incessante pela vitória. No esporte de alto rendimento, este lugar de sucesso não é condicionado apenas pelo nível de habilidade técnica apresentado pelo indivíduo, mas é resultado de uma somatória de fatores físicos e mentais, que aliados a essas habilidades e a tecnologia contribuem para que os objetivos sejam alcançados.

Analisando o esporte enquanto fenômeno abrangente e global, podemos afirmar que ele é um dos principais meios de superação dos indivíduos, pois, sabemos que por meio da prática esportiva seja ela formal ou informal esse beneficio para a postura social é viável, ajudando assim a se presenciar o termo “superação” na vida das pessoas.

Quando trabalhamos a autossuperação, estamos numa busca por resultados nunca antes obtidos. Logo conseguimos entender a importância de termos ferramentas que nos ajudem a superar para assim conquistarmos objetivos e metas audaciosos.

Superar a si mesmo é um exercício que começa nos pensamentos, gera sentimentos e finalmente desencadeia ações. Tenha clareza nesse processo e busque melhorias, em coisas simples, todos os dias.