Esporte além dos treinos

Esporte além dos treinos

Larissa Luna

Larissa Luna

Nem só de treino pesado vive um atleta. É preciso construir uma rotina que vá além das práticas esportivas e o ajude a ter mais disciplina, concentração, gestão emocional e que  prepare o corpo para suportar a rotina pesada.

O Yôga pode ser um excelente aliado dos atletas, já que oferece ferramentas que complementam os treinamentos tradicionais. Isso se dá pelo fato da prática ser composta por técnicas que vão da reeducação respiratória ao desenvolvimento da sua concentração. Elas passam, também, pelos treinos de força e flexibilidade, gerando, assim, um domínio total do corpo e pensamentos, assegurando ao atleta uma consciência mais profunda sobre suas capacidades, necessidades, limitações e potencialidades.

Aliado a uma rotina de treinos, o Yôga é capaz de construir uma base sólida nos diversos níveis de percepção, o que, no conjunto, resulta numa performance superior nas mais diversas atividades. Vamos analisar um pouco melhor:

Físico: o físico é o nosso veículo de consciência mais denso e também aquele que fica mais visível, principalmente quando falamos de esportes. Para trabalhar esta área, desenvolve-se tônus e alongamento muscular, flexibilidade articular, consciência corporal e maior irrigação cerebral. Como consequência, aprimora-se auto-estima, determinação e perseverança.

Emocional: o emocional é mais sutil que o físico, porém, quando instável, pode gerar reflexos que afetam o corpo. Com uma boa base emocional, amplia-se a probabilidade de sucesso. Este plano é favorecido pela aplicação de técnicas respiratórias (que vão trabalhar a expansão da capacidade pulmonar, além de fornecerem uma cota extra de energia vital),  descontração emocional (que ajuda a reduzir o stress).

Mental: a mente é capaz de construir e destruir. Tudo aquilo que existe no plano físico, primeiro passou pelo plano mental, por isso, aprimorar a percepção dos pensamentos é uma vantagem e tanto. 

O desenvolvimento deste plano é obtido com técnicas específicas que trabalham foco, disciplinando a mente para diminuir as dispersões, até que ela seja capaz de ficar concentrada em um único objeto por um período prolongado de tempo. Com o treinamento, o foco e a concentração mental serão utilizados para o alcance dos seus objetivos.

Intuicional: intuição significa aprender internamente, ou seja, ser capaz de acessar o conhecimento que todos temos guardado dentro de nós e que não depende da interferência da lógica e suas limitações. O intuicional é uma ferramenta mais sutil e, por isso, temos pouco acesso a ele, geralmente não deixamos espaço para que esse canal possa fluir. O desenvolvimento desta área é o diferencial de muitos atletas e profissionais de ponta. Na prática, treinamos o acesso ao intuicional através do aprofundamento das técnicas de meditação.

Que tal experimentar?