Da ação à meditação

Da ação à meditação

Larissa Luna

Larissa Luna

O desenvolvimento dos esportes nos últimos anos fez com que atletas profissionais e amadores buscassem diferenciais em todas as áreas. A constante superação dos atletas em desenvolver conhecimentos técnicos na linguagem corporal e no condicionamento físico fazem parte da busca pela alta performance no mundo dos esportes.

Para isso, o conhecimento e desenvolvimento dos atletas nas técnicas do yôga os trazem para outro patamar de performance.

As técnicas respiratórias trabalham a expansão da capacidade pulmonar e atuam também no poder de foco para adquirir um excelente controle emocional independente da situação. A pessoa se torna apta a enxergar com clareza o que fazer num processo de tomada de decisão.

O uso de recursos de mentalização faz parte do trabalho que é realizado com atletas durante os treinos, no momento da competição e até mesmo após. Para equalizar estados emocionais provenientes de uma derrota, da euforia da vitória ou resultante de um esforço excessivo.

Dessa forma, os atletas conseguem acelerar seu tempo de aprendizado e maior habilidade na execução propriamente dita. Além disso, ele estará também treinando concentração, tão necessária para atletas de qualquer modalidade. Quando você nada, pedala ou corre por horas, de alguma forma você também entra num outro estado de consciência. Você se torna capaz de esvaziar a sua mente, se conectando de uma forma mais profunda e se fundindo ao exercício.
O treino da concentração e da meditação trabalham também o foco, a gestão do stress e da ansiedade e o desenvolvimento de um processo mais profundo de autoconhecimento. Busque então associar a prática do yôga nos seus esportes para uma maior performance na sua vida.