Resoluções de fim de ano

Resoluções de fim de ano

Rafael Kiss

Rafael Kiss

Quando chegamos perto do fim do ano normalmente começamos a pensar em tudo que foi vivido e realizado ao longo dos últimos doze meses, ao mesmo tempo em que começamos a projetar idealizações e realizações para o próximo ano.

Eu nunca entendi a virada de ano como o fim de um ciclo, afinal os mesmos problemas existirão, as mesmas coisas que nos alegram continuarão nos alegrando, nossos filhos, cônjuges, trabalho e parentes continuarão sendo os mesmos. Sempre pensei que a virada do ano é apenas o final de uma volta do nosso minúsculo planeta em torno do enorme Sol, dentro da imensidão do Universo. Mas talvez aí esteja o meu erro. Talvez essa simples volta em torno do Sol represente mesmo uma mudança, mesmo que mínima para a grandeza infinita do Cosmos. Afinal, é inegável que praticamente todas as pessoas do planeta têm nesse momento do ano uma tendência a refletir sobre o passado e projetar o futuro.  

Há uma força enorme em nosso poder de mentalização, e na nossa prática isso é utilizado o tempo todo, reforçando o fluxo de energia do corpo, produzindo reforços arquetípicos e auxiliando na permanência nos ásanas. Há inclusive um experimento prático que realizamos com nossos alunos regularmente, no qual fazemos um broto de feijão crescer mais do que o seu par idêntico simplesmente através da mentalização!

Independentemente de acreditarmos que um ciclo se fecha, que mudanças ocorrem e que uma nova fase se inicia, podemos utilizar esse momento do ano para mentalizarmos, gerarmos um arquétipo daquilo que desejamos realizar, de tudo que sonhamos para nossas vidas. No mínimo vamos pegar carona nessa força gregária de bilhões de pessoas que nessa mesma época estão com essa mesma intenção, de projetar mudanças e realizações para o próximo ano.

Pare alguns minutos por dia, coloque toda a sua energia e consciência em mentalizar aquilo que você deseja. Visualize com muita clareza e riqueza de detalhes. Mas não se esqueça de que a única coisa que realmente existe é o momento presente e, portanto, o que fazemos agora é que vai se refletir no futuro e ficará marcado no passado.

Um bom fim de ano para todos!

Rafael Kiss.