Detox mental

Larissa Luna

Larissa Luna

Como seres humanos, somos um sistema perfeito que nasce com todas as ferramentas necessárias para uma vida sempre equilibrada.  À medida que vamos crescendo e colhendo informação em forma de conhecimento, vamos criando uma mutação nesse sistema original. Em várias vertentes, adquirimos elementos válidos e que apenas valorizam essa máquina, mas na maioria das vezes, recolhemos elementos tóxicos e que, esses sim, são os responsáveis pela instabilidade, pelo mal-estar e desequilíbrio.

De fato um organismo purificado pode trazer uma melhoria na nossa qualidade de vida e evitar problemas de saúde. Se a nossa mente é a responsável por comandar todas as nossas funções orgânicas e motoras, será que não estamos a fazer o processo da forma invertida?

Fazendo o paralelo com o detox alimentar avalie, quando é que tende a cometer excessos alimentares com maior frequência? Será que é quando a sua mente está equilibrada ou a alimentação “plástica” vem do stress, da insatisfação, da tristeza e é uma resposta instintiva de penalização inconsciente?

Se sabemos que esses alimentos são nocivos, por que os consumimos? A resposta reside mais uma vez nos nossos pensamentos. Acreditamos que essa ingestão de calorias, e que irá descaracterizar o nosso corpo, nos faça sentir melhores. Imaginamos que ao estarmos desequilibrados fisicamente, teremos menos motivos para olhar para o espelho e enfrentar a realidade.

Intoxicação mental é um processo que ocorre quando você consome muito mais informação do que necessita e ainda acha que está faltando algo. “A pessoa fica exposta a estímulos negativos e o resultado disso é que todos os sentidos acabam também intoxicados” Isso reverbera em você trazendo stress, ansiedade e diversos distúrbios mentais e emocionais.

Contudo, é possível livrar o corpo de uma grande parte das toxinas, mas não de todas. São precisos alguns truques e algumas regras diárias – que devem ser incluídas no dia a dia – para que a desintoxicação mental seja realizada com sucesso.

Uma grande ferramenta nesse período é o treino da meditação.

A meditação é uma prática milenar onde seu principal objetivo é limpar a mente e ajudar as pessoas a se concentrarem no momento presente, pois esvazia um turbilhão de pensamentos. Com inúmeros benefícios que vão desde manter a mente tranquila, dormir melhor, ter mais concentração e foco. Ela te volta para o mundo, te liga e reconecta. Você equilibra uma mente atenta e alerta junto com um estado basal do corpo de relaxamento. Dessa forma todo stress diminui e você se conecta em um processo profundo de autoconhecimento de forma leve e lúcida.