Respiração e meditação

Respiração e meditação

Larissa Luna

Larissa Luna

Atualmente a nossa rotina anda cada vez mais acelerada e isso acaba sendo muito estressante. Para aliviar toda essa tensão, você pode utilizar técnicas para gerir seu stress e transformar em algo positivo. Como técnicas de respiração e meditação que focam a atenção no momento presente e na percepção de emoções, sensações e pensamentos.

Quando você utiliza essas técnicas, você se conecta em viver no presente e não ter expectativas sobre o futuro nem apego ao passado. Tirar esse tempo para você resulta em benefícios importantes para o seu corpo e a sua mente, principalmente em momentos de grandes desafios pessoais.

A meditação é um meio para conectar-se com a sua essência e expandir a sua consciência. Assim, meditar é voltar a atenção e foco a você e ao seu bem-estar, eliminando momentaneamente problemas e elementos externos. Selecionamos os principais efeitos dessa prática para o seu corpo e mente.

Para meditar e aplicar técnicas de respiração, é preciso desenvolver e treinar a prática da concentração e foco. O hábito da meditação promove uma facilidade maior em se desligar de certos aspectos à sua volta e ter a sua atenção somente para o que faz bem a você.

Com o tempo, perceberá uma melhora na sua concentração durante o trabalho, tarefas diárias e estudos, além de dominar as suas vontades.

Veja agora mais alguns benefícios do treino dessas técnicas.

Fortalece o sistema imunológico

A prática da meditação age com um anti-inflamatório no seu organismo. O resultado é o melhor desempenho nas suas atividades diárias e aumento do sistema imunológico.

Controle do estresse

É um dos piores sentimentos que podemos ter. Isso, porque eleva os níveis de adrenalina e pode provocar dificuldades de dormir, afetar a sua alimentação e ser o ponto de partida de problemas cardiovasculares. Evitar que o estresse apareça é algo muito difícil, mas podemos moldá-lo a nosso favor. A associação das técnicas de respiração e meditação te auxiliam nesse caso, pois você direciona todo superavit de energia para ter garra em vencer os desafios do seu dia-a-dia sem deixar o stress e a ansiedade te consumir. Ao tornar isso um hábito, verá uma melhora no controle das suas emoções, principalmente aquelas prejudiciais à sua saúde.

Diminui a ansiedade

Esse mau pode ser provocado por uma rotina extremamente atribulada, com excesso de trabalho, preocupações constantes com aspectos que não podemos controlar, estresse e traumas. Além da meditação ajudar a pensar no presente, e não no futuro ou passado, promove a concentração, que por sua vez, auxilia no controle dessa ansiedade e do gatilho que a provoca.