Respirar é viver!

Respirar é viver!Respirar é um ato vital que nos acompanha desde o momento em que nascemos até o nosso último suspiro de vida.O ser humano é capaz de passar dias sem comer, horas sem beber líquido, mas não suporta alguns minutos sem respirar. Mesmo assim não damos à respiração a devida importância que ela merece.

Esse ato vital primordial é um dos responsáveis pela nossa qualidade de vida e desenvolvimento de potencialidades. A oxigenação do sangue que uma boa respiração proporciona é imprescindível a uma vida saudável e coesa.

Através da respiração consciente incrementamos vitalidade e energia ao nosso corpo, dominamos emoções e pensamentos, ampliamos nossos estados de consciência e nos tornamos mais lúcidos e acertivos.

Na correria do dia-a-dia é muito comum respirarmos de forma automática, sem prestarmos atenção. Essa respiração neurovegetativa não supre a demanda de energia e oxigênio que nosso corpo carece. Nos sentimos cansados, estressados, sem foco e disposição. Entramos em um ciclo vicioso e nosso corpo sente esse déficit de energia.

No Método DeROSE trabalhamos a respiração como uma ferramenta catalisadora de um estilo de vida que conduz seu praticante à alta performance em tudo que fizer. Seja no esporte, estudos, carreira, na vida afetiva ou familiar.

Para aprimorar a sua respiração seguem algumas dicas do que você pode treinar em casa:

• Deite-se de barriga para cima, inspire o alento com suavidade, sem fazer força e explore a sensação do toque do ar nas suas narinas (a nossa respiração será sempre nasal);
• Com as mãos sobre o abdômen, perceba a expansão desta musculatura – imagine seu abdômen como uma bexiga se enchendo de ar (a respiração abdominal é responsável por 60% da nossa capacidade pulmonar);
• Faça uma breve retenção com os pulmões cheios e desfrute a percepção de ganho de energia;
• Expire de maneira sutil, sem pressa, observando novamente o tato do ar retornando pelos condutos respiratórios;
• Repita esses processos por várias vezes até sentir que este novo padrão respiratório foi incorporado com conforto.

Acima de tudo lembre-se: Respirar é viver! Portanto, valorize a vida que penetra constantemente pelas suas narinas!

Por Célia Berlim
Diretora do Espaço Itaim do Método DeROSE