Você sabe o que é meditação?

Você sabe o que é meditação?

Larissa Luna

Larissa Luna

A meditação nos ensina que para expandirmos a consciência devemos manter nossa atenção focada, o maior tempo possível, num único ponto, seja ele uma imagem ou um som. Nossa mente, dispersa por natureza, e por isso mesmo ávida por novidades, fará de tudo para fugir desta estabilidade que para ela não parece nada agradável.

Estados emocionais estão sempre relacionados a ritmos respiratórios. Uma pessoa ansiosa respira mais rapidamente, outra em estado de serenidade tem a respiração mais profunda. Sabendo disso, os antigos desenvolveram diferentes proporções de ritmos para alcançar diferentes estados de consciência. Busque associar ao seu treino de meditação técnicas de respiração para que você possa ter mais estabilidade dos seus pensamentos e emoções. Dessa forma você se torna mais apto para atingir estágios mais profundos de meditação.

O meditante deve estar muito convicto do que quer, para que quando as dispersões tentarem tirá-lo do foco inicial, possa percebê-las rapidamente e retornar a fazer o que se propôs no início do exercício. Lembranças, falsas prioridades, preocupações e compromissos aparentemente inadiáveis, invadirão sua consciência com o objetivo de desviá-lo da busca de um bem-estar maior. Estando o tempo todo atento a esses truques da mente, ele não embarcará nas distrações e permanecerá mais tempo fazendo somente o que se determinou. O início de uma meditação é como um jogo no qual, a mente dispersa e foge e você quando percebe a traz de volta sem se deixar envolver com os pensamentos alheios. Vencida a primeira etapa, embarcamos numa experiência gratificante e enriquecedora.