Hábitos para uma vida mais leve

Hábitos para uma vida mais leve

Larissa Luna

Larissa Luna

A ideia de abraçarmos novos hábitos sempre parece tentadora. Cada ano que passa isso pesa mais e mais.

Esperamos o inicio do ano para começar. Passa carnaval, festas e feriados. Quando nos damos conta estamos novamente no final do ano e a lista continua intacta. Isso acontece na maioria das vezes porque seguimos aquilo que os outros nos dizem ser o correto e que nos é ditado, como devemos nos comportar e o que é cool no momento.

Que tal se observar e colocar metas mais conectadas com a sua essência e se importando menos com o que o “mundo” fala que você precisa fazer? Essa pressão esmagadora só traz ansiedade e nos afasta cada vez mais da nossa essência. As frustrações virão como uma bola de neve esmagadora que nos consome ano após ano.

É preciso renovar! E não estamos falando apenas das esperanças. Renovar o compromisso com você mesmo , para cuidar-se melhor no ano que vai começar

Contudo, devido ao condicionamento mental, iniciar novas práticas pode demandar determinação e constância na atividade, até que ela seja realmente incluída na rotina.

Por esse motivo, muitas das promessas podem ser abandonadas no decorrer do ano. Não existe nada mais frustrante que criar metas inalcançáveis.

E se, a partir de hoje, você tentar seguir a partir uma lista um pouco diferente?

Respire

Estamos sempre a respirar inconscientemente, mas é tão essencial fazê-lo de uma forma consciente e com intenção. Sempre que se sentir ansioso ou estressado, ou até mesmo como hábito depois de acordar e antes de adormecer, experimente fazer 5 respirações profundas. Inspire lentamente, retenha o ar durante uns momentos e liberte-o numa expiração longa. Parece fácil, mas é mais difícil do que parece termos tempo para dedicar a uma coisa tão simples e que faz tão bem.

Medite

É uma ótima forma de ligarmos corpo e mente, de aumentarmos a nossa clareza mental, de nos mantermos mais calmos e mais abertos. Comece com um objetivo de 5 minutos por dia e vá aumentado o desafio. Quando começar a sentir os benefícios, vai ver que não vai largar este hábito. Sente-se, feche os olhos e escolha uma simples técnica para começar, como se concentrar na sua audição e mais nada. Sem julgar ou racionalizar. É um treino desafiador, mas muito recompensador. Essa forma diminui a elucubração mental e te torna mais conectado com aquilo que importa para você, num processo mais profundo de autoconhecimento.

Faça o que torna você feliz

Promova uma jornada de autoconhecimento, experimente atividades, permita-se descobrir novas paixões. Aqui vale de tudo: investir em meditação, yôga, cantar, dançar, cultivar hobbies. Dedique um tempo para si, apostando em atividades relaxantes e prazerosas que tragam bem-estar.

Acolha-se, respeite seus limites, imponha limites. Muitas vezes somos nosso maior crítico. 

Mas, devemos fazê-lo para crescimento pessoal, fortalecimento da auto-estima, como aprendizado e não como punição.

Seja fiel, honesto, coerente e autêntico com as suas verdades, buscando viver conforme os seus valores, respeitando as suas vontades e os seus desejos. Ser autêntico é respeitar a sua essência.