Prática detox

Larissa Luna

Larissa Luna

O conceito de desintoxicação dentro da nossa filosofia é bem desenvolvido e amplo. Contempla uma limpeza profunda do corpo físico denso e energético, emocional e mental.

As desintoxicações fornecem uma cota extra de energia, fortalecendo o organismo, gerando mais saúde, bem estar e qualidade de vida.

Naturalmente nos intoxicamos com substâncias densas que ingerimos ou entramos em contato no dia a dia. Mas parte do que nos intoxica advém do que sentimos e pensamos.

Há mais de 5.000 anos já se sabia que um organismo mais limpo gerava mais saúde, energia, disposição e também influenciava no estado emocional, proporcionando mais satisfação e felicidade.

O yôga possui diversas práticas de limpeza e purificação chamadas kriyás, que tratam especificamente desse processo de limpeza e de desintoxicação. Mas existem ainda outros feixes de técnicas que atuam intensificando a limpeza do nosso corpo de dentro para fora.

As técnicas corporais chamadas ásanas, massageiam órgãos vitais e estimulam os movimentos peristálticos, que contribuem para uma boa digestão, facilitam a eliminação de toxinas e promovem uma melhor circulação de energia. Essas práticas são um contraponto à ociosidade e ao meio insalubre típico da vida moderna das grandes cidades que tornam nosso corpo lento e sobrecarregam órgãos vitais.

Mantra é a palavra capaz de transformar a mente em matéria, a emoção em ação. Seus efeitos se fazem sentir por causa da vibração e ressonância de cada conjunto fonético vocalizado, quando este é impregnado na matéria sutil do organismo. Um dos efeitos esperados é a parada do fluxo de pensamentos.

Na prática de yôga, os mantras são vocalizados para purificar o curso por onde a energia passa, varrendo qualquer resíduo que obstrua os canais energéticos que são os meridianos por onde a bioenergia circula em nosso corpo físico energético. Na maior parte das pessoas, tais canais estão obstruídos por maus costumes alimentares que as entopem da mesma forma que as artérias, e também por maus costumes emocionais, dando vazão a uma enorme variedade de sentimentos inferiores, pesados e viscosos.

Uma pratica com ênfase em kriyá, ásana e mantra tem um poder depurador no nosso corpo influenciando não apenas o físico, como também o mental e emocional.

O objetivo desta prática é preparar o corpo do praticante para suportar o fluxo de energia que ele fará circular em seu organismo. Limpar o corpo físico denso e energético, sistema circulatório e os canais de energia. Essa prática tem como principal objetivo limpar os canais por onde circula a bioenergia em nosso corpo e bombear mais prána – a energia vital.

Com o organismo depurado, as percepções do dia a dia ficam mais aguçadas, tornando-nos mais lúcidos e conscientes de tudo o que nos envolve.